DIREITO CIVIL

O que é Direito Civil?

O Direito Civil é um ramo do Direito Privado que engloba o conjunto de normas jurídicas responsáveis por regular os direitos e obrigações de ordem privada referente aos cidadãos, seus bens e suas relações, enquanto membros da sociedade, dando um norte do que se pode ou não fazer para que a ordem social seja mantida. 

Trata-se de um grupo de leis que regem os vínculos pessoais ou patrimoniais entre entidades/pessoas privadas, sejam elas singulares ou jurídicas, de carácter privado ou público. 

Essa é a única área do Direito que reconhece cada pessoa como sendo sujeito de direito e abrange toda a vida civil do indivíduo, desde o seu nascimento até a sua morte.

Os seus principais objetivos giram em torno de proteger e defender os interesses do indivíduo na ordem moral e patrimonial. Por exemplo, direitos do nascituro, o casamento, a sucessão familiar por meio da herança e do legado, entre outros aspectos legais comuns às relações de uma sociedade civilizada.

De forma geral, o Direito Civil abrange o conjunto de normas previstas pelo Código Civil. 

O Código abrange em sua parte geral o Direito das Pessoas, Direito dos Bens e Direito dos Fatos Jurídicos. E na parte especial trata do Direito das Obrigações, Direito das Empresas, Direito das Coisas, Direito da Família e Direito das Sucessões.

Código Civil Brasileiro

Um código é a organização de várias regras jurídicas originadas da mesma natureza, que são agrupadas sistematicamente, centralizando as normas aplicáveis a determinados tipos de relação. Atualmente, utilizamos o Código Civil que foi aprovado em 2002, e passou a valer no ano seguinte.

O seu antecessor, o antigo Código de 1916, tinha referências francesas, apresentando um caráter mais individualista e patrimonial, sendo, inclusive, criticado por alguns doutrinadores como “um código que se preocupava com o ‘ter’ e não com o ‘ser’. 

Distanciando-se dele, o atual Código Civil Brasileiro, que foi influenciado pelo alemão, tenta se afastar desse conceito e apresenta três princípios básicos: eticidade, socialidade e operabilidade.

» Eticidade

Traz os valores éticos para os valores jurídicos, aproximando a importância das leis morais para a convivência em sociedade. Significa dizer que os negócios jurídicos devem ser tratados com honestidade e lealdade, sem intenção de enganar.

» Socialidade

Este princípio visa afastar o caráter individual do antigo Código Civil de 1916, trazendo a ideia da função social, prevalecendo os interesses coletivos aos individuais. 

Assim, num conflito entre direitos coletivos e individuais, os coletivos terão peso maior por possuir maior abrangência, com resguardo dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Esse princípio mantém grande relação com o princípio da eticidade, pois as regras sociais também devem ser éticas, não sendo possível separá-las. 

» Operabilidade

O princípio da operabilidade buscou a simplicidade dos institutos jurídicos e maior efetividade das decisões, viabilizando o cumprimento e inserindo algumas normas chamadas “abertas”, que possibilita uma ampla interpretação, sem restrição da Lei. 

Subdivisões do Direito Civil abordadas no Código Civil Brasileiro

PARTE GERAL

» Direito das Pessoas

Zela pelos direitos e deveres básicos de cada pessoa, disciplinando seus atos na vida civil. Exemplo: a determinação da maioridade. 

» Direito dos Bens

Trata dos bens móveis, imóveis, fungíveis e consumíveis, singulares e coletivos. Aborda também os bens reciprocamente considerados e bens públicos. 

» Direito dos Fatos Jurídicos

Trata dos negócios jurídicos e seus efeitos e defeitos. Aborda também o erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, fraude contra credores, invalidade dos negócios, atos lícitos e ilícitos, entre outros pontos.  

PARTE ESPECIAL

» Direito das Obrigações

Disciplina a relação entre pelo menos duas partes, sendo que uma é a que impõe e a outra é a que está sujeita às obrigações. Trata-se da relação entre credor e devedor.

» Direito de Empresa

Determina as normas relativas ao comércio e os direitos e deveres do indivíduo como empresário.

» Direito das Coisas

Também chamado de Direitos Reais, assegura os direitos de propriedade em relação a alguns pontos, como posse e seus efeitos, superfície, servidão, usufruto, uso, habitação, hipoteca, entre outros. 

» Direito de Família

Trata das relações familiares, envolvendo o casamento, divórcio, filiação, filiação socioafetiva, adoção, pensão alimentícia e custódia.

» Direito de Sucessão

Regula as relações jurídicas de um indivíduo após a sua morte, quando alguém o substitui em seus direitos e obrigações: ordem de vocação hereditária, testamentos, heranças, legados, substituições, inventário, partilha, etc.

Direito Civil no Mouta Muniz Advogados

O Direito Civil representa os interesses individuais das pessoas, que podem ter relação com propriedades ou com a área familiar, como os divórcios, as sucessões e outras questões relativas à vida dos cidadãos. 

Tendo em vista a amplitude e o alcance dessa área do Direito, atendemos as mais variadas demandas envolvendo registros públicos, responsabilidade civil, ações de cobrança, contratos, estatutos associativos, curatela, entre outros.

Caso tenha interesse em maiores informações sobre esta área de atuação, entre em contato conosco pelos seguintes canais:

11 3996-7195

11 97221-3228

contato@moutamuniz.com.br

facebook.com/moutamuniz